17/08/2012

A Floresta Estadual de Manduri sediou, nos dias 08 e 09 de agosto de 2012, a 2ª Reunião Técnica de 2012 da Divisão de Florestas e Estações Experimentais (DFEE) do Instituto Florestal.

Além dos chefes das seções técnicas da DFEE, estiveram presentes o Diretor Geral, Diretor Administrativo, membros da ATP e Coordenação do Programa de Produção Sustentada(PPS).

Após breve apresentação das unidades da Seção de Florestas de Manduri pelo Pesquisador Marcio Port Carvalho, ressaltando as particularidades e importâncias de cada uma, Marcos Palugan, funcionário da Floresta de Manduri e integrante da Comissão para regularização do uso da Internet no IF, esclareceu sobre as ações realizadas e previstas para promover a inclusão digital e melhorias na rede.

Os assuntos discutidos na reunião foram:

  • a reestruturação institucional;
  • a adequação das unidades da DFEE às categorias do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC);
  • esclarecimentos e orientações administrativas;
  • PPS.

No segundo dia de trabalhos, foi realizada visita técnica na unidade industrial de Manduri onde os funcionários de cada setor – serraria, afiação, tratamento de madeira e carpintaria – fizeram breves demonstrações de suas atividades às diretorias e demais presentes.

Em seguida o grupo se dirigiu à Estação Ecológica de Santa Bárbara para conhecer o problema de espécies exóticas invasoras, em particular o Pinus e a braquiária nas áreas de cerrado e campos naturais da Unidade de Conservação de Proteção Integral. A Pesquisadora do IF, Dra. Giselda Durigan, fez explanações sobre a situação e sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas para encontrar as melhores estratégias e soluções para o problema.

 

Fotos: Acervo Floresta Estadual de Manduri
Mais informações: Pesquisador Científico Marcio Port Carvalho, Chefe da Seção de Florestas de Manduri – Fone: (14)3356-1621