14/08/2012

As Unidades Estação Experimental e Estação Ecológica Itirapina realizaram, no dia 09 de agosto de 2012, o primeiro workshop regional para apresentar e discutir Monitoramento de Fauna Silvestre.

Os pesquisadores do Instituto Florestal,  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade de São Paulo (USP) juntamente com técnicos da área de fauna silvestre do Instituto Chico Mendes (CENAP/ICMBIO), Departamento de Fauna do CBRN/SMA, Zoológico de Piracicaba e demais interessados iniciaram um importante processo de reconhecimento de ações de cunho científico e técnico em prol da conservação da biodiversidade da fauna silvestre regional.

Procedendo a abertura do evento, a pesquisadora Helena D. Lutgens (IF/SMA) apresentou dados sobre as Unidades de Itirapina de maneira a situar as palestras técnicas dos pesquisadores Giordano Ciocheti (UFSCar) e Fernanda D. Abra (USP) que atuam no monitoramento de fauna junto às rodovias que cortam a Unidade Itirapina e entorno. Em seguida, o pesquisador Alexsander  Z. Antunes (IF/SMA) apresentou um quadro geral do estado da arte da pesquisa de fauna no Instituto Florestal com recomendações técnicas sobre futuras pesquisas.

As apresentações iniciais embasaram as discussões sobre dois aspectos técnicos que foram:

– Pesquisa: o grupo de trabalho norteou-se sobre quais as temáticas de pesquisa devem ser priorizadas;
– Manejo: os técnicos pautaram as discussões sobre procedimentos essenciais na sistematização de dados, coleta de materiais biológicos vivos e/ou mortos e de como obter respostas institucionais dos parceiros sobre adequação e melhoria de manejo de fauna das Unidades.

Os resultados deverão compor um Boletim Técnico IF que será adotado como Protocolo Inicial de Monitoramento de Fauna Silvestre nas Unidades Itirapina.

Fotos: Acervo Estações Experimental e Ecológica de Itirapina
Mais informações: Pesquisadora Científica Helena Dutra Lutgens – Estações Experimental e Ecológica de Itirapina- Tel: (19) 3575-1345