A Floresta Estadual de Avaré sediou, de 18 a 28 de julho de 2012, a 56ª edição dos Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva, reunindo cerca de oito mil atletas de 62 cidades.

Os Jogos Regionais são disputados pelas representações municipais do Estado de São Paulo e realizados anualmente pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, em conjunto com os municípios–sede. Geralmente no mês de julho, as competições são realizadas em oito regiões esportivas.

O evento teve início em 1950, na cidade de Presidente Prudente (SP), com a finalidade da revelação de novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos que se realizavam em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para Jogos Abertos do Interior.

As competições dessa 56ª. Edição começaram na quinta-feira (18) em 22 modalidades, entre elas atletismo, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, voleibol de areia, xadrez, além de modalidades extras: boxe, futebol americano, luta de braço e supino. Os jogos são disputados em 19 pontos.

As provas da categoria ciclismo foram realizadas na Floresta Estadual de Avaré, que abrigou em sua Área de Uso Público considerável número de atletas de várias cidades de toda a região, nas modalidades masculino e feminino.

Os Jogos Regionais do Interior são uma iniciativa da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo (SELT) e têm por objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios do Estado através da competição, além de buscar os melhores atletas ou equipes, visando os Jogos Abertos do Interior, contribuindo assim para o aprimoramento técnico das diversas modalidades em disputa.

Fotos: Paulo Henrique dos Santos

Mais informações: Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré – Tel: (14) 3732-0290