Nessa quinta-feira, 28, o governador Geraldo Alckmin assinou a autorização para que a Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) implante o Assentamento Mário Covas, em São Simão, beneficiando 130 famílias. O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, participou da solenidade.

A área, que foi invadida em 1996, é parte da Fazenda Santa Maria e compreende 2699 ha. Desses, com a negociação, 705 ha foram cedidos à ITESP. O Instituto Florestal fica com o restante, e vai administrar 693 ha para Estação Experimental e 1301 ha para a Estação Ecológica.

Foram 16 anos de negociação entre Secretaria de Justiça e Cidadania, ITESP, Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público e Procuradoria da Justiça. Depois de muita conversa, IF e SMA (Secretaria do Meio Ambiente) chegaram a um acordo de destinar 705 ha para os lotes que serão distribuídos entre 130 famílias de sem-terra, uma média de 5 ha por família. Elas devem estar devidamente cadastradas e classificadas dentro dos termos da lei.

“Conseguimos compatibilizar o meio ambiente com o assentamento”, disse Alckmin, referindo-se à divisão, da área de mais de 2 mil hectares, em reserva florestal e assentamento.

Será o primeiro assentamento em todo o Estado a receber o nome do governador Mário Covas. “É um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na reforma agrária paulista – foi em sua gestão que foi implantada a maior quantidade de projetos de assentamentos em terras devolutas estaduais”, afirmou o neto, Bruno Covas.
Recuperação florestal

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin autorizou trabalhos de recuperação florestal por três empresas em assentamentos nos municípios de Rosana, Teodoro Sampaio e Mirante do Paranapanema. O objetivo é recuperar parte das terras públicas no Pontal do Paranapanema que, devastadas, se tornaram um passivo ambiental – o total chega a 12 mil hectares.

As negociações foram lideradas pela SMA. As três empresas, em parceria com o Itesp, obtiveram a permissão para usar uma área de 37 ha para instalar linhas de transmissão de energia elétrica. Em troca, irão recuperar 238 ha em assentamentos. A parceria renderá ao Governo do Estado de São Paulo uma economia de mais de R$ 2,856 milhões, considerando um custo de R$ 12 mil por há.

Texto: Lukas Campagna

Fotos: José Jorge

Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/verNoticia.php?id=1423