No dia 08 de julho de 2012, domingo, foi celebrada no Parque Estadual Alberto Löfgren, São Paulo, a tradicional Missa em Louvor a São João Gualberto, Santo Protetor das Florestas e dos Guardas Florestais.


Quem foi o Santo Protetor das Florestas?

São João Gualberto viveu nos séculos X e XI e foi o segundo filho de uma família nobre de Florença. Na Sexta-feira Santa do ano 1.028, com o respaldo da lei, teve a oportunidade de matar o assassino de seu irmão, mas não o fez. Em um momento de iluminação, abraçou-o em um ato de perdão.

Anos depois, São João Gualberto fundou a ordem dos Monges Beneditinos de Valombrosa no monte Apenino, na Toscana, região com vasta vegetação e vários bosques. Os mosteiros sob sua orientação se tornaram centros de formação intelectual e espiritual com grande influência por toda Europa.

Apenas em 1951, atendendo a uma solicitação do Ministério da Agricultura e das Florestas da Itália, foi proclamado pelo papa Pio XII, como o Santo Protetor das Florestas, por ter em vida, escolhido os bosques e florestas que circundavam o mosteiro para meditar.
São João Gualberto e o IF

A imagem de São João Gualberto localizada no Parque Estadual Alberto Löfgren foi esculpida em mármore de carrara e o pedestal onde foi colocada teve sua confecção elaborada e entalhada em arabescos, em madeira de lei brasileira, nas oficinas de marcenaria por antigos artesãos. A imagem doada em 30 de junho 1956 pelo governo italiano ao então Serviço Florestal e, nesta mesma data, São João Gualberto foi proclamado “Protetor das Florestas do Estado de São Paulo”.

Fotos: José D. Senhorinho

Mais informações: Ana Lúcia Arromba – Gestora do Parque Estadual Alberto Löfgren – Fone: (11) 2232-3117