O Instituto Florestal realizou no dia 12 de junho de 2012 o 6º Seminário de Iniciação Científica da instituição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Trata-se de importante evento no qual os bolsistas, orientados por pesquisadores do IF, expõem os resultados de seus trabalhos.

A sexta edição do seminário aconteceu no auditório do IF e a mesa de abertura foi composta por Miguel Luiz Menezes Freitas, Diretor Geral do IF, Eduardo Luiz Longui, Coordenador Acadêmico do PIBIC – IF, e os componentes do Comitê Externo PIBIC – IF, Dra. Alessandra Ike Coan (UNESP-Rio Claro), Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho (Esalq-USP), Dra. Eda Teresinha O. Tassara (Instituto de Psicologia da USP) e Dra. Luiza Sumiko Kinoshita (Unicamp).

Foram apresentados oralmente 15 projetos por bolsistas do Programa e 14 foram expostos na forma de painéis. Um grande número de técnicos de São Paulo e do interior esteve presente para prestigiar o evento.

Como ocorre tradicionalmente, ao final das apresentações foi realizada a avaliação pelos membros do Comitê Externo e a premiação dos trabalhos em destaque. Veja a lista dos premiados abaixo.

 

APRESENTAÇÃO ORAL
1º Lugar – Natashi Aparecida de Lima Pilon
“Caracterização de espécies do Cerrado pelo ritmo de crescimento e fenologia em condição de arboreto na Floresta Estadual de Assis, SP.”
Orientação: Giselda Durigan
2º Lugar: Camila Moura Santos
“Dendroecologia de Cariniana legalis e o Handroanthus vellosoi plantadas em  área de Cerrado.”
Orientação: Eduardo Luiz Longui
3º Lugar: Gabriela Trindade Pires
“A procedência das sementes influencia na formação da madeira de Myracrodrun urundeuva?”
Orientação: Eduardo Luiz Longui

PAINEL
1º Lugar: Taís Omote
“Vertebrados consumidores dos frutos da tamareira-de-jardim Phoenix roevelenii o’brien (Aracaceae) no Parque Estadual Alberto Löfgren – SP.”
Orientação: Alexsander Zamorano Antunes
2º Lugar: Heloisa de Oliveira Zanella
“Banco de sementes no solo da região da Estação Ecológica Juréia-Itatins – Litoral Sul do Estado de São Paulo”
Orientação: Maria Luiza Domingues Villar
Co-orientação: Cláudio de Moura
3º Lugar: Jhavana Ferro Palomino Gomes
“Avaliação do potencial educativo da observação de aves nas Estações Ecológica e Experimental de Itirapina” Orientação: Paulo Henrique Peira Ruffino

 

Fotos: José Senhorinho

Mais informações: Eduardo Luiz Longui, Coordenador Acadêmico do PIBIC-IF. Tel. 11-2231.8555 / Ramal 2001