O Instituto Florestal realizou no mês de março de 2012 a contratação de nova equipe especializada para trabalhar junto ao Laboratório de Anatomia, Identificação e Qualidade da Madeira da Seção de Madeira e Produtos Florestais.

A empresa Competitividade, vencedora do pregão eletrônico, contratou 6 profissionais para realizar serviço técnico especializado de identificação de madeira e de apoio às ações de fiscalização e vistoria de transporte e comercialização de madeiras, assim como ao desenvolvimento da Xiloteca do Instituto Florestal de São Paulo.

O trabalho realizado no Laboratório de Anatomia, Identificação e Qualidade da Madeira, coordenado pela Pesquisadora Científica Sandra Monteiro Borges Florsheim, está vinculado ao projeto “São Paulo Amigo da Amazônia”, do Governo do Estado de São Paulo, e ao decreto que criou o CADMADEIRA, que visa coibir a a entrada e comercialização de madeira ilegal em seu território. A ordem é intensificar a fiscalização do transporte de madeira nativa, principalmente a de origem Amazônica, nas divisas do Estado. Para isso, é necessário identificar e quantificar a madeira transportada e comercializada verificando se é realmente aquela que consta na nota (Documento de Origem Florestal-DOF), ou se trata-se de madeira ilegal. Mas para que o ilícito seja comprovado, há necessidade de análise técnica, ou seja, identificação anatômica macro e microscópica das madeiras e produtos carbonizados (carvão) e elaboração de laudo técnico, que são realizados somente por especialistas.

Julia Sonsin Oliveira é engenheira florestal, possui Mestrado em Análise da Madeira de Espécies do Cerrado e está em vias de publicação de um livro sobre o tema. Ela vê no trabalho junto ao Instituto Florestal a possiblidade de atuação prática em sua área de estudos. O biólogo Richard Kleiber Soares traz ao IF sua experiência do período que trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT com identificação de madeira, onde entrou como estagiário em 2003 e posteriormente foi contratado para trabalhar com inspeção de dormentes (tendo realizado inclusive viagem aos EUA para esse fim) e inspeções em serrarias. Adriano Peres Ribeiro, biólogo, estagiou 2 anos no Parque Estadual Alberto Löfgren trabalhando com educação ambiental e 3 anos no Herbário Dom Bento Pickel com identificação taxonômica, somando 5 anos de experiência no IF.

Segundo a bióloga Tatiana Cestini Gouvea, que já estagiou 3 anos com a Pesquisadora Científica Sandra Florsheim no Projeto São Paulo Amigos da Amazônia e integra a nova equipe, “hoje o projeto está mais maduro, assim como a equipe atual apresenta ótima qualificação e experiência”. Ivelize Maciel Andrade, engenheira ambiental, também trabalhou 3 anos na equipe do Projeto São Paulo Amigos da Amazônia e Vitor Nascimento Marques, biólogo, estagiou 2 anos na Seção de Ecologia do IF.

Com a nova equipe já em atuação, é prevista para este ano a realização de 2 cursos a para a Polícia Rodoviária Federal e 3 para a Polícia Ambiental.

 

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio

Mais informações: Pesquisadora Científica Sandra Monteiro Borges Florsheim, Seção de Madeira e Produtos Florestais – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2002