No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho de 2012, o Instituto Florestal marcou presença no Seminário SP + Limpa, que reuniu diversos setores da sociedade para uma discussão sobre a  Política Nacional de Resíduos Sólidos e uma reflexão sobre o problema do lixo na Cidade de São Paulo.

Os técnicos Leni Meire P. R. Lima, Coordenadora do Programa Ecoatitude, e Paulo A. Muzio, ambos do Serviço de Comunicações Técnico-Científicas IF, além do estagiário de Engenharia Ambiental da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo Luigi Pinheiro T. Diniz,  representaram a instituição no evento com o objetivo de agregar subsídios para a continuidade do Programa, que visa institucionalizar práticas sustentáveis  e que tem a questão dos resíduos sólidos uma de suas principais linhas de ação.

A jornalista Monalisa Perrone foi mestre de cerimônias e mediadora do evento que teve a presença do Governador do Estado Geraldo Alckmin e do Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab durante a abertura.

A Professora de Direto da Universidade de São Paulo, Dra. Patrícia Iglecias, proferiu a primeira palestra, analisando a questão paulistana no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em seguida, o Dr. Sabetai Calderoni, também da USP, abordou a questão econômica dos resíduos sólidos, demonstrando que bilhões são perdidos por conta do não reaproveitamento. O Professor da Escola Politécnica, Jorge Tenório, ministrou palestra sobre a questão do lixo eletrônico. Ele é coordenador do Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos (CERSOL)

Após o coffee break, a Professora  da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Co-diretora do CERSOL, Maria Cecília Loschiavo, falou sobre sustentabilidade com o foco no trabalho dos catadores. Durante sua palestra, chamou ao palco a catadora Maria Dulcinéia Silva Santos, da Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitáveis (COOPAMARE), para que ela contasse um pouco sobre sua experiência. A última palestra foi do americano Carlo Ratti, engenheiro e arquiteto, que leciona no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT). Com o recurso da tradução simultânea disponível, o convidado internacional falou sobre seu projeto de pesquisa para estudar a destinação dos resíduos.

O evento aconteceu na Escola Politécnica da USP e foi realizado pela Globo Universidade com o apoio do CERSOL e do Instituto de Eletrotécnica e Energia.

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Leni Meire P. R. Lima – Coordenadora do Programa ECOatitude no Instituto Florestal – Tel: (11) 2231-8555 ramal 2004