O Instituto Florestal participou entre 23 e 27 de maio de 2012 da Semana da Mata Atlântica promovida pela Prefeitura de Praia Grande, marcando presença através de dois estandes de visitação: um com exposições sobre o IF e as Reservas da Biosfera e outro específico do Museu Florestal Octávio Vecchi, exibindo parte de seu acervo.

A abertura do evento, que aconteceu no Palácio das Artes, contou com a presença do Prefeito Roberto Francisco dos Santos e marcou o lançamento do livro “Viajando nos Caminhos da Mata Atlântica”. O livro teve o apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo, através do Instituto Florestal e da Secretaria do Meio Ambiente – Coordenadoria de Educação Ambiental; da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Ainda no primeiro dia, o Pesquisador Científico do IF Luis Alberto Bucci ministrou palestra sobre as Reservas da Biosfera e serviços florestais da Mata Atlântica, tendo lotado o auditório de mais de 500 lugares com estudantes de ensino médio, ensino técnico e ensino superior.

Variadas palestras relacionadas à Mata Atlântica foram ministradas durante os dias de evento: “Aves da Serra do Mar:diversidades e ameaças”, com o biólogo e pesquisador da Universidade de Santo Amaro Fábio Schunck; “As borboletas e sua importância para a manutenção da Mata Atlântica”, com o Professor Ronaldo Bastos Mancini da Universidade Católica de Santos; “Como cultivar orquídeas”, com o orquidófilo Moriharu Higa; “A importância das abelhas na Mata Atlântica”, com o apicultor José Gomes dos Santos; “A energia das plantas da Mata Atlântica”, com Paulo de Tarso.

Os visitantes puderam participar também de oficinas de xilogravura, fabricação de papel reciclado, brinquedos e jogos ecológicos e arte com plantas. O evento teve ainda apresentação de dança e rodas de conversa com Índios Guaranis.

A exposição foi gratuita e recebeu visitas principalmente de estudantes e em todos os períodos, manhã, tarde e noite, com uma média estimada pela organização de aproximadamente 1000 visitas diárias. O galpão de exposições foi cuidadosamente decorado com plantas da Mata Atlântica, e foram construídas trilhas entre os stands de visitação, produzindo uma atmosfera diferenciada no local e proporcionando uma experiência única.

O encerramento ocorreu no Dia da Mata Atlântica.

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio

Mais informações: Priscila Weingartner – Serviço de Comunicações Técnico-científicas – Tel (11) 2231-8555 / Ramal 2020