Dois técnicos do Serviço de Comunicações Técnico-Científicas do Instituto Florestal, Leni Meire P.R. Lima e Paulo A. Muzio, estiveram presentes no XXXII Workshop temático do Centro Centro de Toxinologia Aplicada, dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão(CAT/CEPID) do Instituto Butantan, Ciências e públicos: interações possíveis. O workshop occoreu no dia 12 de abril de 2012 e teve o objetivo de debater as diferentes formas de fazer e avaliar a divulgação da ciência para públicos diversos.

No período da manhã o francês Michael Van Praët, do Museu Nacional de História Natural de Paris, falou sobre sua pesquisa voltada ao público de museus científicos. Em seguida, Margaret Lopes, diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio de Janeiro, falou sobre os desafios em trazer os públicos para os museus. O jornalista Carlos Henrique Fioravanti, da Revista Pesquisa FAPESP, defendeu o uso da linguagem coloquial e lúdica como estratégia de redação para ajudar e atrair o público. Finalizando as falas da mesa, o Pesquisador Científico do Instituto Butantan Osvaldo Augusto Sant’Anna ministrou uma palestra sobre a desconstrução de conceitos. A mesa de debates foi moderada por Luciana Conrado Martins, coordenadora do Núcleo de Difusão do Conhecimento do Instituto Butantan

No período da tarde, aconteceu a palestra da museóloga Denise Coelho Studart, sobre a necessidade de se avaliar a efetividade da divulgação científica, e de Frederico Barbosa, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, sobre como essas pesquisas de avaliação podem ser úteis para o aperfeiçoamento de políticas públicas sociais e culturais. Paulo Sérgio Lacerda Beirão, diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, falou sobre os ajustes necessários na Plataforma Lattes, onde novos critérios de avaliação dos Pesquisadores serão inclusos, com o objetivo de estimular a popularização do conhecimento científico. A mesa foi moderada por Adriana Mortara Almeida, diretora do Museu Histórico do Instituto Butantan.

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio

Mais informações: Paulo Andreetto de Muzio – Tel.(11) 2231-8555/Ramais 2194