Técnicos do Instituto Florestal e lideranças ambientais de Bauru se reunem para discutir a conservação do cerrado

O Grupo de Trabalho que coordena os trabalhos de diagnósticos para criação de 10 unidades de Conservação de Proteção Integral no Estado se reuniu na Estação Experimental de Bauru, com atores locais do município, no dia 03 de abril, para discutir e tirar encaminhamentos sobre a área de cerrado situada no perímetro urbano de Bauru elencada pelo programa Biota-Fapesp como uma das áreas prioritárias para conservação em São Paulo.

Participaram da reunião, além dos coordenadores do Grupo de Trabalho, o Diretor Geral do Instituto Florestal – IF, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bauru, o Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA de Bauru e representantes da CETESB, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, do IBAMA,da Polícia Ambiental, da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – UNESP, do Fórum Pró-Batalha, do Jardim Botânico de Bauru, doZoológico de Bauru, do Instituto Lauro de Souza Lima, do Instituto Ambiental Vid’água e de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru – SEMMA.

O Diretor Geral do IF, Rodrigo Victor, fez a abertura da reunião e expôs aos participantes sobre o programa de criação de novas UCs e sua intenção de levar o assunto à Rio + 20, que acontecerá em junho deste ano no Brasil.

O Biólogo Fausto Pires de Campos, um dos coordenadores do Grupo de Trabalho, explanou sobre as 10 áreas e as metodologias de trabalho de cada grupo temático. Representantes do município realizaram apresentações sobre dados e propostas já existentes e diversos trabalhos realizados no Cerrado bauruense, que servirão de balizadores nesta fase inicial dos trabalhos.

As discussões foram de extrema importância, com diversos encaminhamentos para elaboração do diagnóstico e experiências trocadas neste primeiro contato.

No dia 04, acompanhados pelos técnicos da SEMMA, coordenadores e técnicos foram a campo conhecer a área de cerrado que faz parte do Jardim Botânico, do Instituto Lauro de Souza Lima, da UNESP e de áreas particulares adjacentes. Posteriormente, os técnicos do IF se reuniram com o Prefeito do município para expor a idéia e as metodologias do trabalho, bem como demais assuntos relacionados à conservação e proteção de ecossistemas naturais.

Fotos: Aida Sanae Sato e Marcio Port-Carvalho

Mais informações: Fausto de Pires Campos, Francisco Correa Sério e Regina Maria Lopes – Tel.(11) 2231-8555/Ramais 2204 e 2088