Dia Mundial da Água: Assis e os serviços ambientais da floresta.

No dia 22 de Março de cada ano comemoramos o Dia Mundial da Água. Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1993 e, desde a sua instituição até os dias atuais, o interesse pelos recursos hídricos aumenta de forma diretamente proporcional à ameaça da sua escassez.

O Município de Assis se insere na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) do Médio Paranapanema, onde a quantidade é satisfatória desde que o uso não seja abusivo e se a sua qualidade foi apropriada. Dentro desse contexto, Assis tem uma carta na manga: a água do Cervo, principal fornecedor de água superficial da cidade. Ela nasce na Estação Ecológica de Assis e parte da sua água drena a Floresta Estadual de Assis. Dessa forma, pouco menos da metade do manancial de Assis é composta por áreas protegidas por vegetação florestal, sendo o afluente principal dessa área a água do Barro Preto. As demais áreas da bacia do Cervo são compostas por terras com ocupação agrícola e urbana, sendo a água da Porca o tributário principal. Pesquisas comprovaram que as saídas de nutrientes, sedimentos e algumas substâncias químicas são menores em amostras de água coletadas no córrego do Barro Preto em comparação com amostras de água do córrego da Porca, o que demonstra maior equilíbrio ambiental na área protegida.

Esses resultados nada mais são do que a confirmação de um senso comum: a floresta influencia de forma positiva na qualidade da água. Além da manutenção da qualidade da água, o ecossistema florestal realiza outros serviços ambientais, como o seqüestro de carbono, a purificação do ar, a regulação do microclima e a proteção do solo contra a erosão. Além dos serviços ambientais, as áreas protegidas guardam valioso patrimônio natural, que inclui plantas medicinais, alimentos, fibras, madeira, energia, resinas e protegem a biodiversidade.

Adicionalmente, para Assis, a presença de Unidade de Conservação de proteção integral contribuiu com a receita do município em um valor estimado de R$ 240.089,25 em 2011 , proveniente do ICMS Ecológico (http://www.icmsecologico.org.br), repasse obrigatório de parte dos valores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços recolhidos pelos estados para os municípios que possuem áreas que prestam serviços ambientais e, no Estado de São Paulo, as Estações Ecológicas, juntamente com as Reservas Biológicas recebem as maiores pontuações.

Dessa forma, as duas Unidades de Conservação de Assis e as suas Zonas de Amortecimento seguem silenciosamente prestando os seus serviços ambientais e cabe à população a continuidade do zelo por esse patrimônio ambiental de importância vital para a nossa qualidade de vida presente e futura.

Foto: Arquivo F.E.Assis

Mais informações: Marli Maria Cardoso – Floresta Estadual de Assis – Fone: (18) 3325-1066/1045 – florestassis@if.sp.gov.br