O Instituto e a Fundação Florestal realizaram, no dia 16 de fevereiro de 2012, em parceria com outros órgãos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, uma reunião para análise e discussão da Minuta de Regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental com o foco nas Áreas Protegidas e Unidades de Conservação.

O Estado de São Paulo já possui uma Lei Estadual de Educação Ambiental (Lei 12.780 de 30/11/2007) e desse encontro deverá sair uma proposta para sua regulamentação, que será encaminhada ao grupo facilitador criado pela Resolução SMA nº 01, de 06/01/2012. O grupo é constituído por 20 membros, sendo: 4 representante da Secretaria do Meio Ambiente, 6 representantes convidados de outras Secretarias, do Governo Federal e municípios e 10 representantes convidados da Sociedade Civil.

O evento começou com uma sessão de ginástica laboral com os presentes. Em seguida, Adriana Neves fez uma apresentação do histórico do processo de discussão da Política Estadual de Educação Ambiental e os participantes se reuniram em grupos para debater e gerar contribuições à Minuta.

Estiveram presentes 62 pessoas representando várias Áreas Protegidas e Unidades de Conservação: Parques Estaduais, Estações Ecológicas, Estações Experimentais, Florestas Estaduais, Reservas Extrativistas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável, Áreas de Proteção Ambiental e Reservas Particulares do Patrimônio Natural. A Pesquisadora Científica Marlene Tabanez, coordenadora de Educação Ambiental no IF, comemorou: “tivemos uma resposta muito grande dos colegas da área”.

O evento foi realizado no Centro de Treinamento da Fundação Florestal (antigo CEMAS) e organizado pela Fundação Florestal pelos Institutos Florestal, Geológico e de Botânica e pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio

Mais informações: Pesquisadora Científica Marlene Francisca Tabanez – Tel.: (19) 3582-1807 mtabanez@if.sp.gov.br