O 1º Curso Internacional de Hidrologia Florestal – Cooperação Técnica Brasil / Equador foi realizado no período de 15 a 28 de janeiro de 2012, na sede do Instituto Florestal e no Laboratório de Hidrologia Florestal Eng. Agr. Walter Emmerich, no Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar. Este evento faz parte do Projeto BRA/04/044-S320 – “Apoio à Criação de um Sistema de Informação Nacional de Recursos Hídricos”, assinado entre os governos do Brasil e do Equador.

Oito representantes equatorianos participaram do curso, sendo cinco da Secretaría Nacional del Agua, um do Fondo Regional del Agua, uma da Universidad Técnica Particular de Loja e um da Empresa Pública de Alcantarillado y Água Potable de Quito.

Os participantes equatorianos fizeram uma avaliação do curso e, para todos eles, as expectativas e os objetivos foram totalmente alcançados através da metodologia adotada . Nas considerações finais, destacaram que a cooperação técnica Brasil – Equador deve continuar e reforçaram a importância de utilizar dados de pesquisa como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das populações, o que resultou no plano de implantação de um centro de pesquisas em hidrologia florestal no Equador.

O Pesquisador Científico Valdir de Cicco coordenou o referido curso e contou com a participação dos seguintes pesquisadores do IF: Maurício Ranzini, Francisco Carlos Soriano Arcova, Eliane Akiko Honda e Roberto Starzynski. Participou também, como convidado, o Pesquisador Científico Gustavo Armani, do Instituto Geológico.

O 2º curso será realizado de 17 a 30 de junho de 2012.

Fotos: Acervo IF

Maiores informações: Pesquisador Científico Valdir de Cicco – Tel. (11) 2231-8555/Ramal 2011