O Projeto Eco-Férias de Verão, realizado na Floresta Estadual de Paranapanema, entre os dias 21,28 e 31 de janeiro de 2012. Durante os três dias, foram realizadas diversas atividades de Educação Ambiental e recreação, onde todos tiveram a oportunidade desfrutar de momentos agradáveis junto à natureza e aprofundar seus conhecimentos sobre o meio ambiente.Foram trabalhadas questões sobre a problemática ambiental e estimulada a participação para melhoria de tais problemas de maneira lúdica.

Ao chegarem à Floresta Estadual, os visitantes foram recepcionados pelos monitores e encaminhados à sala Criança Ecológica, onde foi apresentado o histórico da Floresta Estadual e da Estação Ecológica de Paranapanema. Em seguida, dirigiram-se aos espaço temáticos externos e ficaram conhecendo o viveiro de mudas, amandala interpretativa e o cemitério dos caçados.

Um circuito de brincadeiras foi montado: o percurso consistia em pular traves, andar rapidamente sobre pneus, andar na corda bamba sem cair, achar a chave da gaiola para soltar um passarinho e, por último, os cinco participantes tinham que andar num “chinelão” de madeira, de forma sincronizada para chegar ao final do percurso. Tudo cronometrado. Por fim, os visitantes conheceram a trilha dos Jerivas, com o olhar atento para cada barulho da mata.

A equipe de Educação Ambiental da Floresta Estadual de Paranapanema agradece aos parceiros Prefeitura Municipal de Paranapanema, Piraflora e Cooperativa Agroindustrial pelo apoio ao evento, que contou com a participação de aproximadamente 150 visitantes.

Fotos: Acervo IF

Mais informações: Fernanda Aparecida da Silva – Floresta Estadual e Estação Ecológica de Paranapanema – IF – Tel.: (14) 3713-4200