O Instituto Florestal sediou, na última quinta-feira, dia 02 de fevereiro de 2012, o Seminário CÓDIGO FLORESTAL – MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA. O evento foi uma realização da ABJICA – Associação dos Bolsistas JICA em parceria com o IF e com o apoio da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão e do WWF-BRASIL.

O mestre de cerimônias foi o Pesquisador Científico Luiz Alberto Bucci e a mesa de abertura do evento foi composta por: Rodrigo Victor, Diretor Geral do IF; Carine Alencar, Consultora em Cooperação Técnica da JICA no Brasil; Kentaro Yoshida, PhD pela Universidade de Hokkaido, Professor da Faculdade de Estudos Ambientais da Universidade de Nagasaki, Japão; Vereador Hiroyuki Minami, Presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo; Dr. Guenji Yamazoe Pesquisador Científico aposentado do IF e presidente da ABJICA; Dr. João Carlos Augusti, Presidente do FLORESTAR São Paulo (Associação Paulista de Produtores de Florestas Plantadas). Também estiveram presentes no evento, Jonpeter Germano Glaeser, Secretário do Meio Ambiente de Mairiporã, e Luiz Henrique Camara Leal de Oliveira, Diretor Executivo do FLORESTAR SÃO PAULO.

O IF vem promovendo uma série de discussões e debates acerca da temática ambiental. No que diz respeito ao Novo Código Florestal, a instituição tem um papel histórico importante em sua concepção. Segundo Rodrigo Victor, “O Código Florestal, ao legislar sobre a ação especialmente do meio rural, tem um papel decisivo de como será a qualidade ambiental no Brasil, e nos apresenta o desafio de conciliar conservação ambiental e produção rural”. O Diretor do Instituto Florestal reforçou que o objetivo do Seminário é provocar reflexões e debates, no sentido de se fazer convergirem propostas.

O Professor Kentaro ministrou a palestra “ Tendências internacionais da produção agrícola e as questões ambientais”, abordando de maneira abrangente diversos tópicos da agenda contemporânea, como agricultura sustentável, pagamento por serviços ambientais, conservação da natureza. Em seguida, Maria Cecília Wey de Brito, Mestre em Ciências Ambientais pela USP, Eng. Agrônoma pela ESALQ-USP, Secretária Geral do WWF- Brasil, expôs sua visão crítica acerca do Novo Código na palestra “O que esperar da política de biodiversidade brasileira – atualizações. Ao final, Sidney Hideo Fujivara, Eng. Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, produtor rural na região de Capão Bonito (SP), fez sua apresentação “Código Florestal – Ponto de vista do agricultor”, falando sobre o aumento da demanda mundial de alimentos, o crescimento do agronegócio e fazendo uma crítica à guerra ideológica entre ambientalistas e ruralistas. João Carlos Augusti moderou os debates, que ocorreram após cada apresentação.

O Seminário contou com serviço de tradução simultânea. Estiveram presentes 115 participantes inscritos.

Acesse aqui o link do Substitutivo do Senado Federal, referente ao Projeto de Lei n. 1876/1999, que dispõe sobre Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, Exploração Florestal e dá outras providências (Novo Código Florestal)

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio

Mais informações: Pesquisador Científico Luiz Alberto Bucci, RBCV – Tel. (11) 2231-8555/Ramal 2013