O Instituto Florestal realizará em fevereiro o Seminário CÓDIGO FLORESTAL – MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA. O evento será uma realização da ABJICA – Associação dos Bolsistas JICA em parceria com o IF, órgão da Secretaria do Meio Ambiente e com o apoio da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão e do WWF-BRASIL.

O evento tem por objetivo trazer a tona questões agrícolas e ambientais por que passa o país neste momento. O “novo Código Florestal” deverá ser aprovado e sancionado pelo Governo Federal ainda em 2012. Ainda sob este cenário há muitas dúvidas e questões técnicas a serem discutidas.

O convite formulado ao Professor Doutor Kentaro Yoshida da Universidade de Hokaido no Japão, trará uma visão abrangente e esclarecerá como o mundo tratará as questões agrícolas e ambientais de forma integrada. Enquanto que a destacada Engenheira Agrônoma Maria Cecília Wey de Brito da WWF-Brasil, abordará, com uma visão contundente, a política de conservação da biodiversidade. Colocada estas diferentes visões, teremos ainda a palestra do Engenheiro Agrônomo Sidney Hideo Fujivara, que como produtor rural, podemos dizer: “está na ponta da linha, diante dos paradigmas produção e conservação”.

O Seminário acontece dia 02 de fevereiro de 2012, quinta-feira, das 13h00 às 16h30, no Anfiteatro do Instituto Florestal (Horto Florestal), em São Paulo. A entrada é franca e as vagas são limitadas.

Acesse aqui o Substitutivo do Senado Federal, referente ao Projeto de Lei n. 1876/1999, que dispõe sobre Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, Exploração Florestal e dá outras providências (Novo Código Florestal)

Confira a Programação.

Palestras e debate com tradução simultânea japonês-português.

13h00 Recepção e Credenciamento
13h30 Abertura
Diretor Geral do Instituto Florestal
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Representante Chefe da JICA Brasil
Presidente da ABJICA
13h45 – 14h45 Palestra “ Tendências internacionais da produção agrícola e as questões ambientais”
– Kentaro Yoshida, PhD pela Universidade de Hokkaido, Professor da Faculdade de Estudos Ambientais da Universidade de Nagasaki, Japão.
14h45 – 15h00 Coffee break
15h00 – 15h30 Palestra “O que esperar da política de biodiversidade brasileira – atualizações” – Maria Cecília Wey de Brito, Mestre em Ciências Ambientais pela USP, Eng. Agrônoma pela ESALQ-USP, Secretária Geral do WWF- Brasil
15h30 – 16h00 Palestra “ Código Florestal – Ponto de vista do agricultor” – Sidney Hideo Fujivara, Eng. Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, produtor rural na região de Capão Bonito (SP)
16h00 – 16h30 Debate