Estudo desenvolvido pelo pesquisador Roque Cielo Filho, da Seção de Floresta de Avaré do Instituto Florestal, avaliou a variabilidade da posição ocupada por espécies arbóreas tropicais no ranking de abundância obtido em um inventário quantitativo de floresta nativa no município de Campinas, SP.

Esse tipo de inventário é conhecido como levantamento fitossociológico e adota, em geral, a amostragem da vegetação por meio de parcelas distribuídas em uma área amostral em um trecho definido da floresta.

O estudo revelou que uma mesma espécie pode ocupar posições bastante variáveis no ranking de abundância dependendo da disposição espacial das parcelas na área amostral. Isso ocorre, em boa parte, porque a área amostral, mesmo sendo relativamente pequena, apresenta diferenças ambientais que, embora imperceptíveis ao observador, podem mudar o arranjo estrutural da vegetação no espaço, fazendo com que a variação ocorra.

A variabilidade do ranking de abundância diminui com o aumento do número de parcelas usadas para amostrar a vegetação, mas as amostras obtidas são heterogêneas, abrangendo mais de um tipo de comunidade florestal. Para garantir amostras mais homogêneas, com menor variabilidade no ranking de abundância, o estudo sugere o uso de estratificação da amostra, após a realização do inventário, já que a ausência de evidências observáveis de variação ambiental impossibilita a estratificação da área amostral.

Tal procedimento poderá auxiliar em estudos que investigam a complementaridade florístico-estrutural em florestas tropicais, permitindo um maior nível de detalhamento nas classificações das comunidades arbóreas nessas florestas.

O estudo foi publicado em novembro na revista Community Ecology da Academia Húngara de Ciências e faz parte da Tese de Doutoramento de Cielo Filho, desenvolvida sob a orientação dos Professores Fernando Roberto Martins e Mario Antonio Gneri, da Universidade Estadual de Campinas.

Um prévia do artigo intitulado “Sampling precision and variability of tree species abundance ranks in a semideciduous Atlantic forest fragment” pode ser visualizada em: http://www.akademiai.com/content/x2w1x38401r86178

Fotos: Roque Cielo Filho

Maiores informações: Pesquisador Científico Roque Cielo Filho – Tel.: (14)3732-0290.