O Instituto Florestal realizou de 07 a 11 de novembro mais um curso de identificação de madeira para a Polícia Ambiental.

A iniciativa está vinculada ao projeto “São Paulo Amigo da Amazônia”, do Governo do Estado de São Paulo, e ao decreto que criou o CADMADEIRA, e visa coibir a a entrada e comercialização de madeira ilegal em seu território. A ordem é intensificar a fiscalização do transporte de madeira nativa, principalmente a de origem Amazônica, nas divisas do Estado. Para isso, é necessário identificar e quantificar a madeira transportada e comercializada verificando se é realmente aquela que consta na nota (Documento de Origem Florestal-DOF), ou se trata-se de madeira ilegal. Mas para que o ilícito seja comprovado, há necessidade de análise técnica, ou seja, identificação anatômica macro e microscópica das madeiras e produtos carbonizados (carvão) e elaboração de laudo técnico, que são realizados somente por especialistas. Com esse objetivo, são realizados cursos para os policiais e técnicos da Polícia Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente.

O curso foi ministrado pelo Cap. Marcos A. Diniz do Comando de Policiamento Ambiental, Carlos Beduschi, Guaraci B. de Oliveira e Cassia Callegari do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais(CBRN/DDS) da Secretaria do Meio Ambiente e pela pesquisadora do Instituto Florestal, Dra. Sandra Monteiro Florsheim. As palestras aconteceram na sede do IF, em São Paulo, e a simulação prática de operação foi realizada na Madeireira Zanchet, em Cotia.

Fotos: Polícia Ambiental.

Maiores informações: Pesquisadora Científica Sandra Monteiro Florsheim- Tel. (11) 2231-8555/Ramal 2002