O Programa de Uso Público do Horto Florestal de Avaré está promovendo, há aproximadamente um mês, uma pesquisa junto aos frequentadores, para que sejam escolhidos pelos próprios usuários da unidade, o animal e a árvore que melhor representam a floresta avareense. A pesquisa também pretende levantar as necessidades do público, bem como as melhorias que podem ser concretizadas. A idéia é que a comunidade se integre ao processo de recuperação que terá início nos próximos períodos.

Uma análise dos dados parciais obtidos até o momento aponta o desconhecimento por grande parte dos freqüentadores de que a unidade é responsabilidade do Governo do Estado. A pesquisa também levantou o desejo da população na reconstrução da barragem da represa que forma o lago do parque, cujas obras deverão ter início no final deste ano, e na ampliação da área com mata nativa, assim como propostas de melhoria na segurança, nas placas e nas trilhas.

Dentre os animais mais cotados até o momento para símbolo do Horto estão o quati e o tucano. Na escolha da árvore, o ipê amarelo tem sido o mais votado.

A pesquisa, coordenada pelo responsável pela área de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré Paulo Henrique dos Santos, será aplicada até o dia 23 de setembro. Até o momento já foram entrevistadas mais de 200 pessoas.

Fotos: www.avozdovale.com.br

Maiores informações: Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público – Floresta Estadual de Avaré – Tel. 14-3732.0290