O Museu Florestal Octávio Vecchi apresenta a exposição de xilogravuras “Diálogos: um olhar sobre a Escola do Horto”. O evento acontece de 10 de julho a 21 de agosto de 2011.

Algumas das mais belas xilogravuras impressas com as matrizes do acervo do Museu Florestal são apresentadas ao grande público, assim como releituras desses trabalhos feitas por 15 artistas contemporâneos. Um resgate da história da Escola de Xilografia do Horto Florestal, a exposição teve a curadoria de Maria Pinto, Maura de Andrade e Roselaine Barros e é conseqüência de um trabalho, premiado pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo, ProAC n. 21, que gerou um catálogo de estampas das 417 matrizes do acervo, algumas jamais tendo sido impressas antes.

A Escola de Xilografia do Horto Florestal nasceu em 1939, a partir de uma iniciativa do diretor do então Serviço Florestal, José Camargo Cabral, dentro de uma visão que buscava criar programas de ação cultural que pudessem tanto ter alcance social quanto contribuir com a produção científica da instituição. Em 1940, Adolph Kohler, um respeitado xilógrafo de Berlim que emigrara para o Brasil em 1927, foi contratado para o posto de professor de xilografia. Foram recrutados alunos entre os funcionários da instituição que tivessem alguma aptidão para o desenho. Alguns moradores locais também se ofereceram como alunos, buscando profissionalização. A escola de xilografia funcionou até o falecimento do professor Kohler em 1950.

A escola formou alguns gravadores: José Cruz, Waldemar Moll, que trabalhou na profissão para a revista “Chácaras e Quintais” e Itajahy Martins, sendo este último o único que seguiu uma carreira artística. Também foi aluno da escola, o Sr. Luiz Fernandes, funcionário aposentado da instituição. Adolph Kohler influenciou ainda a gravura de Lívio Ábramo.

“Assim que vi as gravuras da Escola do Horto Florestal fiquei maravilhada pela poesia dos objetos comuns”
Miriam Zegrer, artista convidada para a exposição.

Fotos: Maria Pinto

Maiores informações: Roselaine Barros – Tel: 11-2231.8555/Ramais 2063 e 2053