O Desenvolvimento Sustentável é um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, capaz de satisfazer as necessidades contemporâneas, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir às próprias. Esta concepção caminha junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento vigente, que possui caráter predatório na utilização dos recursos naturais e gera pobreza e desigualdade social.

Neste contexto de reflexão socioambiental, ganha força a Gastronomia Sustentável, que utiliza ingredientes orgânicos (produzidos sem químicos, fertilizantes e pesticidas), sazonais e cultivados nas redondezas (o que evita que o alimento seja transportado por longas distâncias, reduzindo a emissão de poluentes).

Seguindo essa filosofia, o chef Paulo Rodrigues ministrou o curso de Gastronomia Sustentável oferecido para os 32 estudantes e técnicos do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social – PJ-MAIS da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – RBCV.

As aulas foram práticas e tiveram algumas inserções teóricas durante as atividades. Os participantes foram divididos em quatro grupos para que todos pudessem vivenciar cada etapa do trabalho: arrumação de mesa e buffet, como servir, preparação da comida, limpeza da cozinha e planejamento do estoque.

Todo o trabalho teve foco na sustentabilidade, valorizando o aproveitamento integral dos alimentos e a diminuição de gastos, evitando o desperdício.

O curso aconteceu no Polo de Educação e Interação Socioambiental, no Parque Estadual Alberto Löfgren, de 27 a 29 de julho de 2011.

EcoReceitas

1. Pão econômico
2. Rosquinha de banana
3. Brigadeiro de casca de banana
4. Leite condensado rápido
5. Mandioquinha
6. Pão de mandioca
7. Chá de casca de frutas
8. Omelete de verduras
9. Bolinho de vegetais
10. Strogonoff de Legumes

Confira algumas das receitas realizadas no site www.iflorestal.sp.gov.br/ecoatitude

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio

Maiores informações: Pesquisador científico Luiz Alberto Bucci, RBCV – Tel. (11) 2231-8555/Ramal 2013