No domingo, 05 de junho de 2011, a Floresta Estadual de Avaré I, popularmente conhecida como Horto Florestal, promoveu evento em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente que recebeu o nome de “Enquanto o lago não vem…”.

Participaram oficialmente do evento cerca de 100 pessoas, que fizeram todo o trajeto proposto pela organização e ao longo do caminho passaram por 14 pontos específicos onde puderam saber um pouco mais sobre o histórico da unidade e os projetos desenvolvidos pela equipe técnica. Também receberam esclarecimentos sobre as questões referentes à construção de uma nova barragem, que conseqüentemente dará condições para a formação do lago, bem como em relação ao manejo realizado nos reflorestamentos de Cedrinho (Cupressus lusitanica – espécie exótica), locais conhecidos como Floresta Negra e Vale das Bruxas, os quais hoje apresentam excelentes resultados de regeneração natural e uma notável biodiversidade da fauna e flora.

O Engenheiro Florestal Eliseu de Souza Baena, atual gestor na Unidade, informou que o lago estará novamente formado até o final do ano, conforme previsão dada recentemente pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, órgão estadual que realizará a reconstrução da barragem.

Várias famílias estiveram presentes e puderam passear no trenzinho, conhecer e tirar foto com alguns personagens do Projeto Criança Ecológica e aferir pressão arterial e taxa glicêmica, tornando a fria manhã de domingo numa gostosa oportunidade de estar com a família e amigos num dos principais cartões postais de nossa cidade.

Além do público que aderiu à atividade de trilha monitorada, também foram muitos os que estiveram presentes somente para desfrutar do agradável ambiente que se encontra e, mesmo “enquanto o lago não vem…”, puderam conferir o empenho que a atual gestão e sua equipe vêm dedicando para a manutenção da área.

Durante o trajeto da Trilha do Ribeirão Lageado os participantes responderam a uma enquete sobre os principais anseios da comunidade relacionados ao Horto e também elegeram uma espécie, entre seis, para ser plantada na área de lazer local, sendo que a mais votada pelos visitantes foi a Peroba Rosa (Aspidosperma polyneuron).

Ao final da caminhada os participantes inscritos receberam doação de mudas de espécies florestais nativas que serão plantadas em suas residências e/ou propriedades rurais.

Com esse evento o Horto Florestal se aquece para ter novamente o lago, que é um dos componentes que formam esse espaço tão admirado e amado pela sociedade de Avaré e região.

Fotos: Reinaldinho Fonseca

Maiores informações: Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público – Floresta Estadual de Avaré – Tel. 14-3732.0290