Coleção de germoplasma de Pinus oocarpa, na Floresta Estadual de Angatuba

Pesquisadores do Instituto Florestal participaram do Workshop de Curadores de Germoplasma, que aconteceu de 04 a 06 de julho em Campinas, no qual apresentaram três painéis sobre trabalhos de conservação genética realizadas na instituição.

O IF vem formando seu Banco Ativo de Germoplasma (BAG) desde a década de 1960, com o propósito de diminuir a pressão no corte de árvores de essências nativas. Os BAGs são áreas onde são reunidas coleções de plantas em cultivo com o propósito de conservação da variabilidade genética das espécies.

Os materiais genéticos das espécies encontram-se nas Florestas e Estações Experimentais do Instituto Florestal, espalhadas nas diversas regiões do Estado de São Paulo. Além disso, fornecem material para o programa de melhoramento genético florestal, que tem seu mote no desenvolvimento de novos produtos com qualidade e produtividade. Suas sementes foram coletadas em populações naturais e plantadas em bancos ex situ (fora do lugar de origem), segundo delineamentos experimentais.

Os BAGs são a garantia de manutenção de diversas coleções de várias regiões do planeta. Os estudos de conservação, a manutenção dos ensaios e coleta de sementes são apoiados pelo Instituto Florestal e contam com a parceria de várias instituições públicas, universidades e empresas privadas da área florestal, além de produtores rurais. As espécies cultivadas nas Unidades de Produção do IF são disponibilizadas para o silvicultor.

Painéis apresentados:

“Banco de Germoplasta de Ecalypus”
(Miguel L.M. Freitas, Antônio C.S. Zanatto, Eurípedes Morais, Marcelo Zanata, Ligia C. Ettori, Léo Zimback, Alexandre M. Sebbenn)

“Banco de Germoplasma de Essências Nativas”
(Alexandre M. Sebbenn , Antônio C.S. Zanatto, Eurípedes Morais, Marcelo Zanata, Miguel L.M. Freitas)

“Banco de Germoplasma de Pínus”
(Miguel L.M. Freitas, Antônio C.S. Zanatto, Eurípedes Morais, Léo Zimback, Aida S. Sato, Alexandre M. Sebbenn)

Foto: Jarbas Y. Shimizu

Maiores informações: Pesquisador científico Miguel L.M. Freitas Tel. 2231-8555/Ramal 2069