A Reunião de Contingenciamento Anual da Operação Corta Fogo foi realizada no dia 5 de julho de 2011 na Estação Experimental de Itapetininga, objetivando a estruturação e organização do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na região.

O Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais foi instituído por meio do Decreto Estadual nº 56.571/10 e da Resolução SMA 23/11 e tem por objetivo proteger as áreas de cobertura vegetal contra incêndios, proteger os recursos naturais e desenvolver alternativas seguras ao uso do fogo, quando legalmente autorizado. Para efetivação do sistema foi criada a Operação Corta Fogo, que visa a redução dos focos de incêndio e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes acarretam. A operação prevê a integração das ações de prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais, que serão coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, municípios e Casa Militar.

O evento contou com a participação de aproximadamente 15 chefias de seção técnica das Estações Experimentais e de Unidades Conservação do Instituto Florestal e da Fundação Florestal e outros 50 representantes de diversos órgãos e entidades afetas ao Programa: Secretaria de Agricultura, Secretaria dos Transportes, prefeituras, setor de papel e celulose, reflorestamento, empresas de resinagem, entre outros.

A reunião iniciou com a apresentação do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais pelo Secretário Operacional do Programa Ricardo Viegas. Em seguida, os bombeiros da região falaram sobre o PAM – Plano de Ajuda Mútua e sobre ações de prevenção e combate. Também foram discutidos os quadros de cobertura vegetal natural, de reflorestamento e de ocorrência de incêndios nos últimos 10 anos.

Dado o sucesso do evento, que culminou com uma simulação de incêndio e demonstração dos equipamentos de combate, ficou agendada sua reprodução em outras regiões, por solicitação dos participantes.

Fotos: Roberto de Alencar

Maiores informações: Pesquisador Científico Hélio Ogawa, F: (11) 2231-8555/Ramal 2135