O Instituto Florestal e a Fundação Florestal realizaram no dia 9 de junho um evento em comemoração aos aniversários de 1 ano do Programa ECOatitude, 17 anos da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e 20 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Mesmo com a forte chuva, mais de 200 pessoas compareceram.

A primeira parte do evento aconteceu no auditório do IF e compuseram a mesa de abertura o Diretor Geral do IF Rodrigo Victor, Bóris Alexandre César, Diretor Adjunto da Diretoria de Operações da FF, Cleiton Ferreira Lino, presidente do conselho da RBMA, Malu Gandra, presidente do conselho da RBCV, Leni Meire Lima e Adriana Neves, coordenadoras do Programa ECOatitude no IF e FF.

Em seguida foram feitas apresentações sobre a história, conquistas e a atual situação dos “aniversariantes”. Também foi possível prestigiar a apresentação de um coral de crianças do Centro de Convivência Infantil, que cantaram o Xote Ecológico, música de Luís Gonzaga, com acompanhamento ao violão do professor de música Marcelo Campos.

Do lado de fora do auditório, aconteceu uma exposição paralela dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas “Máscaras com Elementos da Natureza” e “Arte com Elementos da Natureza”, ministradas pela Professora Antônia Olivares Rodrigues e promovidas pelo Programa ECOatitude em parceria com o MICA – Movimento Infanto-juvenil Crescendo com Arte.

Para a segunda parte do evento, que aconteceu no Parque Estadual Alberto Löfgren, estava prevista uma Caminhada Ecológica, que não pôde ser realizada devido ao mau tempo. As comemorações se encerraram ao som da banda de Rock ATM, que além de tocar músicas com a temática ambiental, compôs uma canção especialmente para o Programa ECOatitude. Ao final, foram distribuídas sacolas de tecido duráveis visando mobilizar as pessoas ao não uso de sacolinhas plásticas.

O Programa ECOatitude foi criado a partir da necessidade de institucionalizar as práticas sustentáveis voltadas ao uso adequado dos recursos naturais, envolvendo os servidores da Secretaria do Meio Ambiente na melhoria da qualidade ambiental. O programa aborda as seguintes linhas de ação: resíduos, água, transporte e energia.
A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde representa um forte compromisso do governo local perante seus cidadãos e a comunidade internacional que há 17 anos realiza esforços e atos de gestão necessários para preservar essas áreas e estimular o Desenvolvimento Sustentável, dentro do espírito da solidariedade universal.
A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica trabalha há 20 anos com objetivo de contribuir de forma eficaz para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica.

 

Letra da música:

Ecoatitude
(Banda ATM)

Quantas florestas mais passarão a não existir?
O aquecimento global não é mais só o que vemos nos jornais

O que está acontecendo com os nossos recursos naturais
O ser humano precisa mudar as suas atitudes

Refrão:
Ter ECOatitude nos faz garantir um futuro melhor
Pros nossos filhos e outras gerações
Com uma simples atitude podemos fazer a diferença

O mundo poderia ser mais sustentável
sem tanta degradação do nosso ar e do nosso solo

Precisamos mudar as atitudes de todos
Lutar para reconstruir o que sobrou de tudo

Refrão:
Ter ECOatitude nos faz garantir um futuro melhor
Pros nossos filhos e outras gerações
Com uma simples atitude podemos fazer a diferença

Maiores Informações: Leni Meire P. R. Lima – Coordenadora do Programa ECOatitude no Instituto Florestal, F: 11.2231-8555 ramal 2004