As pesquisadoras da Seção de Silvicultura do Instituto Florestal, Márcia Regina Oliveira Santos e Márcia Balistiero Figliolia, participaram da 10ª Conferência da Sociedade Internacional de Ciências em Sementes – Internacional Society for Seed Science. O evento, promovido em parceria com a Universidade Federal da Bahia, foi realizado no período de 10 a 15 de abril de 2011, na Costa do Sauípe – BA, e teve como tema central “Ciência em sementes no século 21”.

Os principais temas estudados em ciência sobre sementes foram abordados na conferência e divididos nas seguintes Sessões Técnicas: Tolerância ao estresse em sementes e mudas; Desenvolvimento e maturação da semente; Dormência e germinação de sementes; Biotecnologia de Sementes; Ecologia em sementes; Biodiversidade e conservação de germoplasma; Fisiologia da germinação de sementes; Aplicação da ciência de sementes para a avaliação e melhoria da qualidade das sementes.

As palestras foram proferidas por renomados pesquisadores de países do mundo todo, como Holanda, Estados Unidos, França, Itália, China, Argentina, Alemanha, Inglaterra, África do Sul, Bélgica, Tailândia, Hungria, Rússia, Espanha, Sri Lanka, Índia, Austrália, Nigéria, bem como de vários Estados do Brasil.

Além das palestras, foi apresentado um painel, co-promovido pela Associação Internacional de Análise de Sementes – International Seed Testing Association (ISTA), dedicado às aplicações práticas e tecnológicas das ciências em sementes.

Também foram realizadas palestras sobre as Redes de Sementes do Brasil e apresentados os resultados da pesquisa conjunta “Validação de testes de sementes de espécies florestais”, realizada em diversos centros de pesquisa, tendo a participação do Laboratório de Sementes Florestais do IF.

As pesquisadoras apresentaram ainda, resultados de seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição: “Testes de vigor em sementes de Acosmium subelegans”, de Márcia Regina Oliveira Santos, Marísia P. Espósito e Claudio José Barbedo; “Comparação de metodologias para análise de teor de água de sementes da espécie florestal atlântica Handrohanthus avellanedae (Lor. ex Gris.) Mattos – Bignoniaceae”, de Fátima C.M. Piña-Rodrigues, Márcia Balistiero Figliolia e Leonice P. C. Roberto; “Diagnóstico de testes de germinação de sementes e padrões de qualidade para espécies arbóreas tropicais: uma análise crítica”, de Fátima C.M. Piña-Rodrigues e Márcia B. Figliolia.

Saiba mais detalhes na página eletrônica do evento: http://www.seedscience2011.com.br/pt/index.php

Maiores Informações: Pesquisadora Científica Márcia Regina Oliveira Santos – Seção de Silvicultura – Fone: (11) 2231-8555 Ramais 2086 e 2095.