No dia 18 de abril de 2011, ocorreu a posse dos novos conselheiros do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde (CG-RBCV) da cidade de São Paulo – gestão 2011-2013, que é composto por 78 municípios. Este Conselho de Gestão possui 34 membros, sendo 17 governamentais (secretarias de Estado e municípios) e 17 não governamentais (ONGs e membros convidados).

Estavam presentes, o Diretor Geral do Instituto Florestal, Rodrigo Victor, o ex-secretário de Estado, José Pedro de Oliveira Costa, precursor na criação da figura de Reservas da Biosfera no Brasil, Fernando Alfredo, que no ato representou o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas, e a presidente do conselho, Malu Gandra, que em seu discurso enalteceu todo o trabalho executado pela RBCV até o momento.

Na seqüência, o Diretor Geral fez uma breve apresentação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV) aos presentes, destacando o seu sistema de gestão tripartite. Em seguida, deu-se a posse aos novos conselheiros, entregando-lhes um certificado de inclusão no conselho de gestão da RBCV, assinado pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente e pelo Diretor Geral do Instituto Florestal, juntamente com um “kit” contendo documentos sobre a Reserva da Biosfera e uma lembrança oferecida pelo Instituto Fauser de Paraibuna.

Paralelamente ao evento houve uma exposição de painéis dos Núcleos de Educação Ecoprofissional do Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social – PJ-MAIS.
No período da tarde já ocorreu a primeira reunião de trabalho com os novos conselheiros no auditório das Reservas da Biosfera. O próximo passo para os novos conselheiros será a realização de uma oficina de nivelamento e a composição do Bureau, que é a instância executiva do citado conselho.

Muitos trabalhos aguardam esta nova gestão, entre eles o Parecer Técnico do Trecho Norte do Rodoanel, apoio na elaboração dos planos de manejo dos Parques Itaberaba e Itapetinga, bem como a Floresta Estadual de Guarulhos, entre outras ações que serão executadas de acordo com a metodologia do Plano de Madri até 2013.

Maiores Informações: Pesquisador Científico Luis Alberto Bucci – coordenador da RBCV – F: 11.2231-8555 ramal 2013.