Em 2008 foi incluída na programação oficial do Governo do Estado de São Paulo relativa às Festividades Comemorativas do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, uma homenagem a Dr. Carlos Botelho, pois coube a ele, como Secretário de Agricultura, Viação e Obras Públicas, assinar em 1907, com Ryu Mizuno, contrato para introduzir “em caráter experimental” 3.000 imigrantes japoneses para trabalhar nas fazendas de café.

A homenagem foi materializada no dia 16/05/2008, com a inauguração de um busto do Dr. Carlos Botelho na sede do Parque Estadual Carlos Botelho, no município de São Miguel Arcanjo, com presença dentre outras autoridades, do Secretário do Meio Ambiente, Prefeito Municipal de São Miguel Arcanjo e do Sr. Antonio Carlos Botelho Souza Aranha, bisneto do homenageado.

Na viabilização da homenagem colaboraram a Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo, as Associações Cultural e Esportiva de São Miguel Arcanjo e de Pinhal, um grupo de bolsistas da JICA e simpatizantes.

Agora, com grande satisfação será lançado o livro CARLOS BOTELHO – Nasceu no século XIX, viveu no XX e vislumbrou São Paulo do século XXI , de autoria de Antonio Carlos Botelho Souza Aranha.

Data: 12/04/2011
Horário: 18:30 às 21:30 horas
Local: Resplendor Antiguidades – Rua Oscar Freire, 379 loja 2 (manobristas no local)

Maiores Informações: Pesquisador Científico Guenji Yamazoe, Presidente da Associação dos