Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Florestal tem 198 hectares

A Estação Experimental de Tupi, mais conhecida como Horto Florestal, é o novo espaço do projeto Criança Ecológica – Floresta Legal em Piracicaba. Com 198 hectares, a Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Florestal – IF foi revitalizada em parceria com a prefeitura para receber a visita de crianças da rede pública e particular de ensino da região. A inauguração ocorreu nesta quinta-feira, 16.12.

A coordenadora de educação ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, Malu Freire, acredita que a mudança de comportamento é o principal caminho ao desenvolvimento sustentável. “Temos que trazer nossas crianças para a militância de mudança de comportamento. É importante mudarmos nossos hábitos e essa responsabilidade não é só das crianças. Nós adultos também podemos mudar”, declarou.

Para o diretor geral do Instituto Florestal, Rodrigo Victor, não poderia faltar um espaço do Criança Ecológica em Piracicaba. “Para o IF é um grande orgulho poder espalhar o projeto Criança Ecológica nas nossas unidades do interior. E elas têm dado uma ótima resposta”, afirmou.

O Horto de Tupi é o 28º espaço do Criança Ecológica, que integra um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA. Voltado para crianças de 8 a 10 anos, o projeto possui a turma dos amigos e dos vilões do meio ambiente. Cada personagem trabalha uma agenda ambiental. Bob Água é o defensor das águas, Frida Flor e Fred Fauno cuidam de plantas e animais, Max Limpo defende a reciclagem e Nika Valente explica o que é o aquecimento global. As crianças que visitam os espaços ganham o livro Criança Ecológica – Sou dessa turma para ser trabalhado em sala de aula.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, quer que o espaço não receba apenas alunos de Piracicaba. “Vamos nos articular para que crianças de cidades vizinhas como Rio das Pedras, Iracemápolis e outras possam visitar esse espaço”, disse.

Texto: Valéria Duarte Fotografia: José Jorge