Em 07 de Dezembro de 2010, o PEAL – Parque Estadual Alberto Loefgren, administrado pelo Instituto Florestal – sediou a reunião de encerramento de 2010 do CONSIP – Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo.

Criado pelo Decreto nº 30.519 – de 02 de Outubro de1989, o CONSIP reúne os Diretores dos mais de dezoito IPs (Instituições de Pesquisa), ou ICTs (Instituições Científicas e Tecnológicas), do Estado de São Paulo, bem como representantes das variadas Secretarias onde se agrupam (como Meio Ambiente, Saúde e Agricultura e Abastecimento), entre outros (como representantes das universidades estaduais), sob a coordenação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento.

Mesmo criado em 1989, teve sua primeira reunião e instalação apenas no final do primeiro semestre de 2010 – revelando grande importância das ações do CONSIP ocorridas em 2010.
Com grande apoio da Secretaria de Desenvolvimento, cujo titular da Pasta preside o CONSIP, importante retomada deste instrumento permitiu a realização de várias ações junto aos IPs / ICTs membros, inclusive a confirmação da necessidade de se articular o Conselho e a revisão de sua normativa usada como base para criação.

A reunião de 07 de Dezembro, como exemplo, teve pauta complexa – cumprida com rigoroso afinco por seus membros. Desde a apresentação do Portal de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, pela PRODESP e pela Secretaria de Desenvolvimento, como a sistematização de três ações coletivas realizadas neste ano.

A primeira realização consistiu em padronizar informações sobre todos os IPs / ICTs, consolidando uma tabela única que permite a observação integrada da importância objetiva e do potencial deste sistema de ciência, tecnologia e inovação no Estado.

A segunda ação, também coletiva, consistiu na realização de planejamento estratégico básico de cada IP / ICT, segundo modelo padrão, avaliados de forma individual, por Pasta e organizados no coletivo. Este processo foi importante, particularmente para o IF, pois se somou internamente com o processo de elaboração da Reorganização Institucional realizado por todos, neste ano.

O conjunto destas duas ações coletivas descritas acima, disponíveis para cada Divisão do Instituto Florestal, permitiu avaliar, ainda, as principais necessidades do conjunto.

Uma terceira ação, gerada a partir do diagnóstico e priorização pelo conjunto dos membros, foi o apoio à criação da minuta de Decreto Estadual referente à criação dos NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica). Uma minuta única foi aprovada por consenso durante a reunião. Este instrumento, NIT, está previsto pela Lei Estadual Complementar nº 1.049, de 19 de Junho de 2008, e por seu Decreto Estadual nº 54.690, de 18 de Agosto de 2009. E o CONSIP atuou fortemente no sentido de apoiar sua implantação em cada IP / ICT do Estado.

Por fim, esta reunião permitiu o vislumbre de sugestões para as principais ações futuras do CONSIP como importante instrumento de ciência, tecnologia e inovação para o Estado.

Maiores Informações: Paul Dale – Assessoria Técnica de Programação – F: 11-2231.2315