No dia 02 de dezembro foi realizado um workshop no auditório Tauzer Garcia Quinderé, com o objetivo de apresentar a história, a missão e as atividades realizadas pelo Instituto Florestal de São Paulo – IF e a criação, os objetivos e os principais projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – RBCV. E também para apresentar a Sabesp, as principais atividades de gestão Ambiental e as eventuais oportunidades de desenvolvimento de trabalhos conjuntos da Empresa com o Instituto Florestal de São Paulo – RBCV.

A ideia dessa troca é avançar na direção de um possível trabalho integrado, proporcionando sinergia positiva e valores para a sociedade em termos de preservação ambiental.

O primeiro palestrante foi o superintendente de gestão ambiental da Sabesp, Dr. Wanderley Paganini, que apresentou a Sabesp em grandes números. Com capital misto e mais de 15 mil funcionários, a companhia está comprometida a dar resultados e, simultaneamente, cumprir seu papel social, o que nem sempre é uma tarefa simples.

Foram apresentadas as estratégias de gestão ambiental, que têm como papel o estabelecimento de diretrizes, conceitos e responsabilidades, que visam a uma melhoria contínua. Além disso, Paganini apresentou os quatros departamentos da Superintendência, que são Planejamento e Gestão Ambiental, Controle e Acompanhamento Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos e Técnico e Desenvolvimento Ambiental, enfatizou a distribuição dos Núcleos de Gestão Ambiental – NGAs para os 366 municípios atendidos pela Sabesp, ressaltando também as unidades de negócio e os representantes que estavam no evento.

Paganini finalizou colocando ainda que a criação de uma área ambiental é só o começo de um caminho longo, e que o mais importante é atuar na causa, investindo, para isso, na mudança de cultura.

Por parte do Instituto Florestal de São Paulo, Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor colocou que a reaproximação com a Sabesp começou recentemente, sendo que o encontro realizado significa um passo importante por permitir discussões mais abrangentes e materializar a possibilidade de ações conjuntas com a companhia, o que já aconteceu anteriormente.

Rodrigo expôs também a grande diminuição que ocorreu na cobertura florestal ao longo dos anos, o que implicou mudanças na estrutura do Ecossistema Paulista. A Mata Atlântica atingia 15% do país, e, atualmente, resta apenas cerca de 7% a 12% da cobertura original, um dos fatos que comprova o processo de degradação que vem acontecendo.

Foi colocado também o histórico do instituto e a contribuição deste em aspectos da silvicultura de produção, pesquisa florestal, estruturação do sistema paulista de unidades de conservação, instrumentalização de políticas públicas, inventário florestal, educação ambiental e programas sociais.

O terceiro palestrante foi Luiz Alberto Bucci, coordenador da Reserva da Biosfera da Cidade de São Paulo, que apresentou as reservas da biosfera como áreas de ecossistemas terrestres e/ou aquáticos, estabelecidas para promoverem soluções para conciliar a conservação da biodiversidade com seu uso sustentável. Consideradas “laboratórios vivos”, são internacionalmente reconhecidas, sendo que, no Brasil, estão previstas na lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Foi apresentado que as florestas urbanas são importantes áreas dentro ou adjacentes aos limites das cidades. A reserva ao redor de São Paulo ocupa cerca de 78 municípios e proporciona benefícios, tais como alimento, água, madeira, fibra, combustível, regulação do clima, controle de enchentes, entre outros serviços ambientais que garantem qualidade de vida às pessoas.

A gestão da Reserva da Biosfera da Cidade de São Paulo realiza programa para jovens, apoio a planos de manejo, pesquisa e articulação institucional (parcerias).

Após as apresentações, aconteceu uma conversa entre os convidados e os palestrantes, abordando questões de preservação do meio ambiente. Quanto à parceria, espera-se poder estabelecer um caminho conjunto que mostre que não existe desenvolvimento sem sustentabilidade, para que não haja mais perdas relevantes na biodiversidade.

Texto: http://site.sabesp.com.br/

Maiores Informações: Luís Alberto Bucci – RBCV – F: 11-2231.8555 ramal 2013.