O XVIII Congresso da Sociedade Botânica de SP, com o tema “Botânica e Sustentabilidade”, foi realizado entre 29/10 e 02/11/2010, em São Paulo, no campus da Universidade São Camilo, tendo como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, Institutos de pesquisas em Botânica e Meio Ambiente.

A pesquisadora Giselda Durigan, da Floresta Estadual de Assis, participou de mesa redonda sobre “Restauração de matas ciliares nas regiões agrícolas do Estado de SP”, da qual participaram os pesquisadores: Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues (ESALQ-USP, coordenador da mesa), Dr. Pedro Henrique Santin Brancalion (ESALQ-USP), Dra. Giselda Durigan (Instituto Florestal), Dr. Sebastião Venâncio Martins (UFV) e
Dr. Paulo Kageyama (ESALQ-USP).

Os palestrantes apresentaram as últimas tendências e inovações geradas pelas suas pesquisas sobre o assunto, que desencadearam debates esclarecedores.

Giselda Durigan proferiu palestra intitulada “Aprendendo com os plantios antigos de restauração de mata ciliar”, apresentando resultados de projeto “Análise de possíveis fatores condicionantes do sucesso na restauração de matas ciliares”, desenvolvido no âmbito do Projeto Mata Ciliar, da SMA. Na opinião da pesquisadora, ainda há tantas questões sem resposta que é necessário ter precaução antes de transformar em lei o conhecimento científico sobre o assunto. Segundo a pesquisadora, com freqüência a ciência apresenta resultados que invalidam normas vigentes e a camisa de força imposta pela norma dificulta a incorporação das inovações na prática da restauração.

Esta mesa redonda pode ser considerada como tendo sido um ensaio das discussões que deverão ocorrer no próximo mês de dezembro, em Piracicaba, em evento organizado pelo Departamento de Proteção da Biodiversidade, da SMA. Na ocasião deverá ser revista a normatização da restauração ecológica, especialmente a Resolução SMA 08/2008, que trata da restauração de matas ciliares.

Maiores Informações: Giselda Durigan, Fone: (18) 3325-1066 / 3325-1045 / 3323-8330