O Jardim Botânico do Rio de Janeiro lançou o Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil no 61º Congresso Nacional de Botânica, em Manaus, em 9/9. A sessão do lançamento, que contou com a presença da coordenadora do projeto, Rafaela Campostrini Forzza, do coordenador do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) Gustavo Martinelli, além de autoridades e pesquisadores do JBRJ, foi uma das mais concorridas do Congresso.
A participação do Instituto Florestal deu-se através do Pesquisador Científico João Batista Baitello, que participou da equipe que elaborou a lista referente às espécies da família Lauraceae (canela, imbuia, sassafrás, pau-rosa) que conta atualmente com 420 espécies no Brasil, distribuídas em 23 gêneros.
A família tem grande destaque na composição florística dos principais ecossistemas do país. Especialmente nas formações florestais do sul e sudeste, em geral é uma das famílias com maior representatividade, tanto em número de espécies quanto em número de indivíduos.
Com mais de 1700 páginas divididas em dois volumes, a publicação se constitui numa ferramenta fundamental para a pesquisa e a conservação da flora brasileira. Trata-se de uma versão impressa e mais completa da Lista de Espécies da Flora do Brasil, lançada online em maio. Mas diferentemente da Lista, que apresenta uma ficha resumida para cada espécie, o catálogo impresso se preocupa em aprofundar análises e pesquisas realizadas. Nele estão registrados estudos sobre a localização geográfica das espécies, gráficos comparativos da ocorrência de indivíduos de cada grupo também em outros países e informações sobre endemismo ao longo dos anos.

O trabalho foi coordenado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por intermédio do CNCFlora, e mobilizou 413 pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A publicação consolida o cumprimento, pelo país, de uma das metas da Estratégia Global para Conservação de Plantas, parte da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), da qual o Brasil é signatário.

Antes do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil, a única compilação que havia se proposto a abranger todas as espécies de plantas brasileiras conhecidas até então era a Flora brasiliensis, editada por von Martius, Eichler & Urban entre 1846 e 1906. A Flora brasiliensis chegou, na época, a registrar 22.767 espécies. O novo catálogo apresenta um total de 40.989 espécies, sendo 3.608 de Fungos, 3.496 de Algas, 1.521 de Briófitas, 1.176 de Samambaias, 26 de Gimnospermas e 31.162 de Angiospermas.
O Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil pode ser baixado na íntegra em PDF pela seção downloads da página da Lista da Flora do Brasil ou ainda pela seção Publicações do sítio eletrônico www.jbrj.gov.br.

Foto: Bárbara Secco e Dr. João Batista Baitello

Maiores Informações: Dr. João Batista Baitello – Divisão de Dasonomia, Fone: 11-2231.8555 ramal 2078 – baitello@if.sp.gov.br