A Secretaria de Participação e Parceira (SMPP) realizou neste final de semana, 16 e 17, o encerramento da II Rota Gastronômica do Cambuci. Depois de percorrer as cidades de Salesópolis, Rio Grande da Serra, Paraibuna e a Vila de Paranapiacaba que pertence ao município de Santo André, a Rota voltou à capital paulista para terminar em grande estilo. O local escolhido para o evento foi um dos cartões-postais da cidade, o Mercado Municipal.

Cachaça, doces, sorvete, bolos e outras iguarias feitas a base do fruto cambuci estavam expostas no mezanino do Mercadão pelas cidades participantes do evento. Porém o ponto alto do encerramento da II Rota foram as aulas degustativas e a entrega do Prêmio Cambuci de Sustentabilidade, promovido pelo Instituto Florestal, um dos apoiadores do projeto. No Espaço Gourmet, o público itinerante do Mercado Municipal pode aprender como preparar um pescado, um frango ou sobremesas com o cambuci.

As aulas degustativas foram ministradas pelos chefes de cozinha Alex Caputo, Luciano Antonello e Priscilla de Herrera. Alex Caputo preparou um pescado com molho de cambuci e uma sobremesa da fruta. “Como o cambuci tem um gosto muito forte e que predomina sobre os alimentos, a ideia é fazer um prato onde o molho prevaleça sobre a carne, por isso, o ideal é escolher peixes mais neutros como a pescada-cambucu, pescada amarela e o robalo”, comenta Caputo.

No domingo a tarde aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Cambuci de Sustentabilidade, foram homenageados as pessoas que contribuíram para o resgate do cambuci e também para a realização da Rota em 2010. Dentre os premiados, estava o prefeito de São Paulo, que incorporou o resgate da fruta na agenda da cidade. Foram premiados ainda, os técnicos do Instituto Florestal Alexandre Magno Sebbenn e Natália Macedo Ivanauskas e Renato Lorza da Fundação Florestal.

A coordenadora geral da Incubadora de Projetos Sociais fez o encerramento oficial do evento. “É com muito orgulho que encerro oficialmente a II Rota Gastronômica do Cambuci. E queria aproveitar a presença de todos para comunicar que a III Rota já está prevista e deve ter início em março de 2011”.

A edição da Rota Gastronômica do Cambuci, capitaneada pela Incubadora de Projetos Sociais, contou com o apoio do Governo do Estado, Instituto Florestal, Ahpce, Sítio do Belo, Cartoon Formaturas, Banana Verde e a Reserva da Biosfera do Cinturão do Verde da cidade de São Paulo. O encerramento da II Rota foi realização da SMPP, da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, através da Supervisão Geral de Abastecimento – ABAST e o Mercado Municipal Paulistano.

Texto: Secretaria de Participação e Parceira (SMPP)

Fotos:Andre Perazzo, Secretaria de Participação e Parceira (SMPP)

Maiores Informações: Vanessa Cordeiro, RBCV – Fone: 11.2232-3116