No segundo domingo de julho, tradicionalmente é celebrada no Horto Florestal, a missa de São João Gualberto, protetor das Florestas do Estado de São Paulo. A celebração faz parte do calendário oficial de eventos da Unidade de Conservação que neste ano ocorreu no dia 10.07.2010, ás 10h00.

São João Gualberto nasceu na Cidade de Florença no final do século IX, era filho de nobres abastados. No ano de 1028, na Sexta-Feira Santa, em um ato de perdão encontra e abraça o inimigo que matou seu irmão, em seguida vai para Igreja de São Miniato, e aos pés do altar ajoelhou-se diante do crucifixo de Jesus que inclinou sobre ele em sinal de aprovação.

Tornou-se monge no monte Apenino, na Toscana, fundando a ordem dos Monges beneditinos de Valombrosa. Em 1951 o Papa Pio XII, declarou-o padroeiro dos florestais.

A imagem de São João Gualberto foi doada pelo governo italiano, na década de 1950, em missa campal que contou com a presença de autoridades civis e eclesiásticas. Esculpida em mármore carrara, com pedestal confeccionado e entalhado com arabescos, em madeira de lei brasileira, é um dos atrativos do Parque.