Nos dias 2 a 5 de junho foi realizado em Leksand, Suécia o 5º Congresso Mundial da rede YES (Youth Entrepreneurship and Sustainability) cujo tema era “Reconstruir o Mundo” focando na sustentabilidade do planeta e no protagonismo juvenil para a geração de empregos verdes.

O Instituto Florestal foi representado pelo Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS), da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), que foi um dos 150 projetos selecionados para participar do evento, por meio da sua Coordenadora, Vanessa Cordeiro que teve a oportunidade de expor os casos de sucesso, trocar experiências e apresentar metas para contribuir com a meta mundial de promover empregos verdes juvenis.

Foram dias intensos de análise e reflexão sobre temas importantes para o planeta como a agricultura e mecanismos de gerar alimentos e renda de forma sustentável, a água e formas de economizá-la, a energia renovável, a cidade com seus desafios do crescimento e desenvolvimento urbano desenfreado e as pessoas e sua importância. Todos os temas estavam focados em experiências de sucesso que possam driblar o problema ambiental e promover alternativas de emprego que não danifiquem o meio ambiente e ainda promovam a conservação e proteção do planeta.

Estiveram presentes importantes nomes do cenário mundial como: Mohan Munasinghe do IPCC, Elinor Ostrom laureada com o prêmio Nobel da Economia em 2009 entre outros, totalizando 700 participantes de 120 países.

Maiores Informações: Vanessa Cordeiro, PJ-MAIS / RBCV– F: 11-2231-8555 ramal 2020.