No domingo, dia 16 de maio de 2010, a Estação Experimental de Bauru foi palco de uma grande manifestação cultural que reuniu um público com aproximadamente 250 pessoas.

Entre o público estavam alunos do Colégio Adventista de Bauru, que estiveram presentes na unidade com suas famílias em comemoração ao Dia das Mães e também integrantes da Aldeia Nimuendaju, da etnia Guarani, do município de Avaí/SP.

Após uma caminhada pela Trilha das Boas Vindas os participantes assistiram a uma brilhante apresentação de danças e músicas indígenas, com elementos que envolvem a cultura guarani.

O grupo indígena, formado por professores, alunos e membros da aldeia, cantou, dançou e expôs seu artesanato.

O evento foi uma excelente oportunidade para a comunidade escolar ter acesso à cultura indígena, sendo que após a apresentação os mesmos puderam fazer perguntas sobre o modo de vida, sobre as danças e músicas dos Guarani.

Após o lanche, a equipe de Uso Público fez um passeio de apresentação da unidade aos indígenas, e ao longo do trajeto os mesmos puderam conhecer mais detalhes sobre a história, o ambiente e as atividades locais.

Também, as crianças da aldeia conheceram os personagens do Projeto Criança Ecológica e levaram para suas casas o livro: Criança Ecológica – Sou dessa turma!

Ações como essas confirmam a importância dos subprogramas de Uso Público, que a partir da integração entre órgãos como o IF, a FUNAI e a comunidade escolar fazem da unidade um pólo de integração entre preservação, conservação, cultura, educação e lazer junto à natureza.

Maiores Informações: Paulo Henrique dos Santos – Estação Experimental de Bauru / Programa de Uso Público. Fone: 14-3203.1899 / 3281.2885

Fotos: Flávio Rosa e Marina Tanaka