O Instituto Florestal (IF), um dos pioneiros e um dos principais agentes promotores da expansão da silvicultura paulista e brasileira, contribuiu de maneira significativa para a consolidação da indústria de base madeireira nacional, tornando o país em um megaprodutor florestal no cenário mundial. Já na segunda metade do Século XX, o Instituto protagonizou boa parte do processo de criação dos 900.000 hectares de unidades de conservação (UCs) estaduais, protegendo partes importantes do cerrado e da mata atlântica paulistas.

Seja pela presença marcante na pesquisa, seja pela forte atuação nas políticas públicas do Estado de São Paulo, tanto para florestas como para a conservação da biodiversidade, e seja pela produção de sementes, mudas e produtos florestais, o Instituto Florestal chega a 2010 em pleno processo de reorganização interna, autorizado pelo Secretário do Meio Ambiente, considerando novas atribuições definidas ao final de 2006, quando boa parte das UCs de proteção integral passou para a gestão da Fundação Florestal.

Como parte deste processo de reorganização interna do IF, a semana de 14 a 18 de Junho de 2010 abrigará importantes eventos que devem engrandecer esta rica discussão, considerando os desafios que as próximas décadas devem nos trazer, especificamente para a produção florestal e a conservação da biodiversidade no Estado de São Paulo e no país.

Maiores informações podem ser obtidas com a PqC Silvana Cristina P. M. de Souza, Assessoria Técnica de Programação Tel. (11) 2231-8555 r.2232, 2023