O Instituto Florestal com apoio da Fundação Florestal e diversas entidades colaboradoras lançou em sua sede, no dia 1º de junho, o Projeto ECOatitude. O projeto visa promover a divulgação de ações para redução de resíduos sólidos, água, energia e transporte nessas instituições e a conscientização entre os funcionários e colaboradores sobre a importância de suas atitudes para o meio ambiente evitando o excesso e o desperdício de recursos.

Essa atitude de vanguarda contou com o apoio das duas instituições que não pouparam esforços para viabilizar o evento, promovendo entre os servidores e colaboradores um clima de motivação e participação nas diversas atividades e palestras que aconteceram durante o dia.

Na programação entre as diversas atividades foram realizados: Palestra “Construção da Cidadania” pelo Professor. Dr. Waldir Mantovani – do curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo; plantio de Mudas e explicação sobre a neutralização de Carbono do Evento e apresentação de vídeos do Circuito Tela Verde (organizado pelo Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde – RBCV/PJ.

O auditório e demais dependências estiveram repleto de participantes, com representantes da Secretaria do Meio Ambiente, Coordenaria de Educação Ambiental, outros Institutos de Pesquisa, técnicos e alunos dos Colégios Cantareira e Vip.

O evento de lançamento e comemoração da Semana do Meio Ambiente, finalizou a programação de palestras apresentando o projeto e convidando seus servidores e colaboradores a participarem trazendo idéias, iniciativas, experiências e praticas que possam ser incluídas. Lembrando que o projeto faz parte da Resolução SMA 007 que determina a organização dessas iniciativas de seus órgãos junto ao Programa “ECOatitude..

Paralelamente ao evento, aconteceu no estacionamento do Prédio Principal do IF uma Feira de Exposição com exemplos de iniciativas de boas práticas ambientais, onde os participantes puderam receber explicações e passear nos diversos estandes como: reaproveitamento de alimentos, alimentos orgânicos e degustação de refresco de Cambuci; caminhão multimídia da Eletropaulo; exibição de vídeos do Festival Minuto Água; reciclagem de óleo; oficina de papel; projeto ecoatitude da empresa Sambaíba e coleta de material reciclável da Cooperativa Cantareira Viva.