Faz tempo que as boas práticas ambientais estão no dia-a-dia de muitos dos funcionários e colaboradores do Instituto Florestal – IF e da Fundação Florestal – FF. Seja no trato com a água, a energia, com os resíduos sólidos ou no transporte, muitos já sabem a importância de ter padrões de consumo que evitem excessos e o desperdício. Mas essas iniciativas estavam isoladas.

Por isso, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA publicou, em 21 de janeiro de 2010, a Resolução SMA 007, que determinou a organização dessas iniciativas de seus órgãos junto ao Programa “ECOatitude”.

E, a partir de 1° de junho, o IF e FF marcam sua integração ao ECOatitude. Nesse dia, entre 9h e 16h, além do anúncio oficial da participação desses dois órgãos ao programa, uma vasta programação com eventos será realizada para divulgar ainda mais ações voltadas à sustentabilidade. Veja o que foi preparado:

Local: Auditório do Instituto Florestal

09:00 – Ginástica Laboral (15 minutos) – Massoterapeuta Adriana Myabara
09:20 – Apresentação – Diretor Geral do IF Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor
Diretor Executivo da FF José Amaral Wagner Neto
09:30 – Vídeo sobre Sustentabilidade
09:45 – Apresentação das ações do Programa ECOatitude no IF e FF
10:00 – Palestra “A Construção da Cidadania” – Prof. Dr. Waldir Mantovani – Professor de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
11:00 – Atividade Interativa Motivacional – Profa Myrian Regazzo J. Moreira, especialista em recursos humanos
11:30 – Neutralização de Carbono do Evento – Plantio de Mudas – Tecnólogo Ambiental Flávio Itapura, especialista em mudanças climáticas
12:00 – Intervalo
13:00 às 16:00 – Apresentação de Vídeos do Circuito Tela Verde – (organizado pelo Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde – RBCV/PJ)

Paralelamente ao evento, no estacionamento atrás do Prédio Principal do IF, será realizada uma Feira de Exposições com exemplos de iniciativas de boas práticas ambientais. Veja o que já foi preparado:

– Reaproveitamento de alimentos, alimentos orgânicos e degustação de refresco de Cambuci – RBCV/PJ e SCTC – Serviço de Comunicações Técnico-Científicas do Instituto Florestal;
– Caminhão multimídia da Eletropaulo;
– Exibição de Vídeos – Festival Minuto Água;
– Reciclagem de Óleo – CCI – Centro de Convivência Infantil do Instituto Florestal;
– Oficina de Papel – Viveiro Florestal de Taubaté;
– Reúso de Água – Sambaíba Transporte Urbanos, e
– Coleta de Material Reciclável – Cooperativa Cantareira Viva.

Veja o Convite
Acesse o Website do Projeto