O IF recebeu no período de 2 a 15 de março a visita do grupo acadêmico da Universidade Tecnológica de Darmstadt, na Alemanha. A equipe coordenada pelo professor Christian Pfestorf contou com quatro estudantes de Design Gráfico e três estudantes intercambistas de cinema vindos de Portugal, que vieram documentar toda estadia do grupo. A visita é a consolidação de um projeto desenvolvido meses atrás em busca de uma Identidade Visual para a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV).

O grupo hospedou-se no Instituto Florestal durante duas semanas, e entre viagens e atividades conheceram mais de perto as Unidades de Conservação que integram o Cinturão Verde da metrópole de São Paulo. Nos primeiros dias foram apresentadas duas palestras, a primeira sobre a Reserva da Biosfera (função, objetivos, sistema de gestão e compromissos), e a segunda realizada pelos próprios estudantes da Alemanha que especificaram a elaboração de seu projeto técnico de identidade visual.
Os estudantes e o professor também viajaram para Paraíbuna, Caraguatatuba, Cubatão e Embu-Guaçu. Dentre as principais atividades conheceram por trilhas parte da mata atlântica, visitaram o núcleo do Programa de Jovens, realizaram trabalhos de sinalizações em madeira por meio de pirografias, e também visitaram o Parque Estadual da Serra do Mar, além de circularem pelos centros históricos e turísticos das cidades.

Também fizeram uma apresentação especial do projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, a convite do professor Issao Minami e Cláudio Tozzi, em uma atividade integrada a disciplina de Linguagens dos Sistemas de Comunicação Visual Aplicadas à Cidade. Na última semana foram até o Parque do Ibirapuera, e dentro do Viveiro Manequim Lopes viram de perto toda a fauna de animais silvestres em recuperação (a maioria apreendidos no tráfico ilegal) e a flora de espécies de plantas e flores que são cultivadas e adaptadas para objetivos de arborização e harmonização no centro urbano de São Paulo.

O grupo de Darmstadt voltou para a Alemanha nessa segunda-feira (dia 15), e uma estudante de Design permanecerá no IF por mais seis meses para proporcionar uma ponte de comunicação entre o projeto desenvolvido na Universidade e a sua implantação.

Saiba mais sobre a RBCV no link http://www.iflorestal.sp.gov.br/rbcv/index.asp

Maiores Informações: Priscila Weingarter / Leni Meire Lima – SCTC – Serviço de Comunicações Técnico-Científicas – F: 11-2231.8555 ramal 2004 / 2149 – leni@if.sp.gov.br