Nos dias 01 e 02 de outubro de 2009 o Instituto Florestal recebeu a visita técnica do Prof. Dr. Eduardo Salinas, da Universidade de Havana – Cuba, especialista em planejamento da paisagem para a conservação e o turismo.

Considerando o grande interesse deste professor em participar como parceiro do projeto “Indicadores de Sustentabilidade: uma abordagem Integrada para o Monitoramento da Política e Ecoturismo em Unidades de Conservação da Mata Atlântica”, que está sendo desenvolvido pelo Instituto Florestal, aproveitou-se a oportunidade para promover um encontro objetivando discutir e planejar as ações para o ano de 2010.

No dia 02 foi realizada uma reunião técnica no auditório Otávio Vecchi, reunindo o corpo de Pesquisadores Científicos e Técnicos do Instituto Florestal envolvidos com o projeto, além de representantes das instituições parceiras, como o Departamento de Geografia da USP, o Departamento de Turismo da USP-Leste, a UNESP de Rio Claro e a CETESB.
O evento contou com uma conferência inicial do Prof. Dr. Eduardo Salinas, que abordou a base conceitual e as metodologias utilizadas nos estudos da paisagem, com exemplos de aplicação em unidades de conservação de Cuba. Houve também apresentações das pesquisas em andamento no Núcleo Santa Virgínia do PESM, área escolhida como piloto para o projeto de monitoramento do ecoturismo, sob a coordenação da PqC Maria de Jesus Robim.
A reunião foi bastante produtiva, contribuindo para a consolidação das parcerias e ampliação da equipe técnica, bem como para o desenho das etapas e tarefas subseqüentes desse projeto, que foi concebido e está sendo desenvolvido de forma integrada e participativa.