O Governo do Estado de São Paulo através de sua Secretaria de Estado do Meio Ambiente definiu 21 Projetos Ambientais Estratégicos. Um deles é o Ecoturismo, que tem por objetivos “Estimular o aproveitamento turístico dos parques estaduais, especialmente o ecoturismo na Mata Atlântica; envolver a população, por meio da educação ambiental, na preservação do meio ambiente”.

As trilhas são normalmente uma das melhores opções aos visitantes de aproveitar o Parque de maneira tranqüila, o que permite maior familiaridade com o meio natural do mesmo. Trilhas bem construídas e devidamente mantidas protegem o ambiente do impacto do uso e ainda asseguram aos visitantes maior conforme e segurança, além de desempenhar papel significativo na impressão que o visitante terá sobre a área e a instituição mantenedora (Schelhas, 1986).

A publicação “Manejo de Trilhas: um manual para gestores” tem por objetivo servir de referência aos gestores de unidades de conservação no manejo racional das trilhas, estimulante a adoção de padrões de implantação e monitoramento.
Informações:
SETOR DE PUBLICAÇÕES Rua do Horto, 931 – Horto Florestal Cep 02377-000 – São Paulo – SP
Tel: 2231.8555 – Ramal 2043 – com GENI

04/09/2009