Jovens participantes do projeto realizando plantio de mudas nativas

Foram iniciadas as atividades do projeto “Jovens Viveiristas” em parceria com a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, atendendo jovens, entre 14 e 17 anos de 2ª a 6ª feira, com atividades teóricas e práticas, atendimento psicológico e de assistência social. Tendo como princípio o treinamento em básico na área de Produção de Mudas, Educação Ambiental e Horta Orgânica e trabalhando a cidadania dos jovens, seus familiares e a todos os envolvidos no Projeto.
Funcionando em 2 módulos, sendo o primeiro básico, com duração de 01 ano, onde o jovem recebe noções básicas nas áreas: produção de mudas, educação ambiental e horta orgânica e o segundo módulo de especialização com a duração de mais um ano, onde o jovem poderá se aprofundar em um temas do módulo anterior.

Histórico
O Projeto Jovem Viveirista foi iniciado em outubro de 2002, em parceria entre Viveiro Florestal e Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba com o objetivo de oferecer a jovem de baixa renda do município, noções profissionais na área de Produção de Mudas, Educação Ambiental e Horta Orgânica. O Projeto está locado no Viveiro Florestal de Pindamonhangaba órgão do Instituto Florestal, subordinado a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O Viveiro Florestal de Pindamonhangaba
O Viveiro Florestal de Pindamonhangaba denominado “Parque João Pedro Cardoso” é uma unidade de produção de mudas do Instituto Florestal, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Foi implantado em 1956 estando localizado no Município de Pindamonhangaba, no bairro Santa Cecília, às margens da Rodovia Prof. Manoel César Ribeiro, distando cerca de 3 km do centro urbano e 05 km da Rodovia Presidente Dutra.