As Unidades de Conservação são áreas criadas pelo Poder Público para preservar e proteger o patrimônio natural e cultural do País. Os Parques Estaduais são Unidades de Conservação que entre outras finalidades, objetivam manter suas características naturais e assim preservar e conservar ecossistemas (meio ambiente, fauna e flora). As Unidades de Conservação são de grande importância, pois além de contribuir para reter a água das chuvas e proteger nascentes de rios e mananciais preserva áreas de mata nativa e abriga muitos animais que estão ameaçados de extinção.

O Parque Estadual Alberto Löfgren conhecido como “Horto Florestal” (São Paulo), foi a primeira área de conservação efetivamente implantada no Estado de São Paulo no final do século XIX, constituindo a base para criação do Serviço Florestal no Estado de São Paulo.

Inserida em uma grande metrópole, há apenas 15 km do centro da cidade de São Paulo, na Serra da Cantareira, O Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, tem grande importância como área de lazer e recreação na Zona Norte da cidade. e possui uma fauna e flora rica e diversificada com importantes coleções arbóreas e inúmeras espécies exóticas. O Horto Florestal é um Unidade de Conservação, possui uma área de 174 hectares sendo que 35 são destinados ao Uso Público e constituindo zona de amortecimento e área contígua ao Parque Estadual da Cantareira.

O Horto Florestal, como Unidade de Conservação é regido por leis e decretos, que regulamenta seu funcionamento. Por estar situado na metrópole, os visitantes de modo geral não conhecem a diferença entre um Parque Urbano e uma Unidade de Conservação, que tem finalidades e usos distintos.

Há visitantes que por desconhecimento acreditam que os animais que habitam o parque estão confinados e que não são alimentados de forma adequada; ao alimentar os animais os visitantes deixam de respeitar a legislação, uma vez que é proibido alimentar animais em Parques Estaduais.

Outros pelos mais variados motivos abandonam seus animais domésticos, acreditando que serão cuidados e acolhidos, o que não é uma das finalidades de um Parque Estadual, uma vez que essa conduta interfere com o restante da fauna

Os animais que habitam o Parque são silvestres, protegidos por leis e decretos, vivem livres seguindo o processo natural da cadeia alimentar e em equilíbrio, protegidos por leis e decretos. Ao serem alimentados por produtos que não encontrariam na natureza, modificam seus hábitos e colocam em risco sua sobrevivência, podendo ingerir produtos inadequados, contaminados ou impróprios para seu metabolismo, prejudicando a sua digestão e consequentemente sobrevivência.

Alimentar os animais silvestres também podem ocasionar o aumento exagerado de determinada espécie, em detrimento das demais, causando um desequilibro para a fauna do local. e entre outras conseqüências sair dos limites do seu habitat natural.

Os animais domésticos que são abandonados, quebram o equilíbrio natural da Unidade de Conservação, passando a competir com os animais silvestres por território e alimento, dessa forma passam a ser predadores e caça desequilibrando todo o meio ambiente.

Segundo a legislação vigente Introduzir animais em Unidades de Conservação, alimentar animais silvestres, abandonar animais domésticos é crime, com punições previstas com multa e detenção inafiançável.

O Horto Florestal possui diversos atrativos, como beleza cênica, rica fauna e flora, Núcleo de Educação Ambiental, Estação Vida (atividades voltadas para melhor idade), Museu Florestal, Marco do Trópico de Capricórnio, Palácio de Verão do Governador. Seja consciente, venha visitar, mas lembre-se que em uma Unidade de Conservação nada se tira, nada se modifica, nada se leva, só lembranças.

Para que o Parque Estadual Alberto Löfgren possa continuar existindo, com suas características únicas, preservando sua fauna e flora diversificada, solicita-se a compreensão de todos, pois somente com a colaboração daqueles que visitam esta Unidade de Conservação este rico patrimônio público poderá ser preservado, nas suas características originais.

Ana Lúcia Arromba
Resp. p/ Exp.do Parque Estadual Alberto Löfgren
Tel.: 2232-3117