A exposição é constituída de diversas peças confeccionadas com sementes e fragmentos de madeiras descartadas que formam pequenos cenários temáticos, ou esculturas como animais, aves, peixes e outros seres vivos.
A semente é energia concentrada. Dentro dela há uma árvore que para nascer precisa morrer como semente. Evoluindo cresce, desenvolve e chega em um momento que não tendo mais para onde expandir, necessita perpetuar e continuar a existir, involui voltando para o estágio de semente que reiniciará um novo ciclo.

Há uma sabedoria na natureza, que pode ser aplicada em todas as áreas e campos de nossas vidas, seja emocional, intelectual ou físico. O cientista Antonie Laurent Lavoisier no século 18 em suas pesquisas e experimentos cunhou na história a frase “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” estabelecendo o Principio da Conservação da Massa.
Com o desenvolvimento do conhecimento, Albert Einstein relacionou em uma única equação as variações entre massa e energia definindo a “interconversão entre Massa e Energia” constituindo uma única Lei. A matéria e a energia não podem ser criadas ou destruídas, mas transformadas.
Desse princípio, sementes e outros elementos materiais da natureza, com energia criativa transformam-se em pequenas esculturas, remetendo o observador a uma reflexão interior.
Inspirado no livro “Odisséia” do escritor grego Homero, narra o retorno do herói grego “Odisseu” ao seu lar, após a batalha de Tróia a Ilha de Ítaca. O tema central da exposição é representado por pequenas maquetes confeccionadas com sementes.

Ricardo Marcelo Giacon